“Estamos na pré-história do homem no Universo. Assim o meu trabalho é uma ‘literatura de Cordel’, com temática sobre o Vale do Rio dos Sinos, fazendo uma interferência no planeta terra, desde 1976, através de uma instalação com milhares de quadros espalhados nas paredes das cavernas contemporâneas – casas e apartamentos – numa tentativa de enfeitar a nossa aldeia global e emitir os primeiros sinais para uma comunicação universal através dos quadros que falam.”
Flávio Scholles
Flávio Scholles estudou Desenho Plástico na PUC de Campinas, SP e na UFRGS em Porto Alegre, RS. Fundou o movimento Arte Casa Velha em Novo Hamburgo, RS, onde criou o Monumento ao Sapateiro. Criou o painel frontal da Via Sacra na Igreja de Três Cachoeiras em Torres, RS. Realizou diversas exposições individuais no Brasil e no exterior.
Estou diante de uma pesquisa que se anuncia inovadora, reflexiva e necessária […] destaco o objeto da investigação: as pinturas do artista Flávio Scholles. Jamais pensaria em ‘voltar’ na minha vida em ter contato com esse ‘ ser diferenciado’ porque sensível, social, cultural e politicamente conectado com o seus tempos, sua história desde a origem como filho de ‘colono’ e que sendo assim, assumidamente, se torna um ser universal por meio da arte da pintura […] hoje ‘dispositivo detonador’ desta pesquisa que se anuncia promissora […] talvez não tenha demonstrado a necessária percepção de como um ‘objeto’ de pesquisa foi se aninhando na vida da autora em tempos não imediatistas ou mesmo de interesse momentâneo. Na escrita do texto se encontra um ‘enamoramento’ do objeto que revela o necessário momento de uma parada para elaboração da dissertação e que ao mesmo tempo, se anuncia em continuidades para futuras pesquisas. Encontrar uma conexão com essa energia toda com […] a relação entre seu tema de pesquisa (e objeto) e a educação.
Nilton Bueno Silva (Excerto)
“Com mais de 10 mil telas distribuídas em centenas de lugares mundo afora e com um respeitável acervo em seu atelier, transformado em ponto turístico em Morro Reuter, no interior do Rio Grande do Sul, Scholles é um dos artistas gaúchos mais aclamados internacionalmente. Suas obras passeiam por vários estilos e encantam pela qualidade técnica e artística.”
PoaTem (Excerto)