O universo urbano é motivador para o artista plástico Cherbeluka. Em seus trabalhos mais recentes busca aquilo que há de lírico no caminhar por São Paulo, tanto nas ruas e automóveis como nos grafites espalhados pela cidade. A cada quadro, seu olhar sobre o espaço se renova.
O que existe nesse processo criativo é a fusão de alguns elementos importantes que vão se articulando e acumulando com a experiência e a prática adquiridas. Por um lado existe o vivenciar dos elementos pintados; por outro o estudo e o desenvolvimento de uma técnica apurada ao longo do tempo; e, ainda, a busca do aprimoramento constante.
Excerto da apresentação de: Oscar D’Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
“Nina Simone, uma vez, disse que “é dever do artista refletir o espírito do tempo em que ele vive”. Os trabalhos de Ricardo realizam justamente essa função ao tratarem de diversos assuntos e situações que ganham especial força em suas telas. Suas obras impactam tanto visualmente quanto esteticamente. No passado, transitou por diversos temas que denunciam as condições socioeconômicas do Brasil. Hoje, o universo urbano é a inspiração para o artista. Em seus trabalhos mais recentes busca aquilo que há de lúdico na cidade de São Paulo. Cherbeluka retrata com precisão as paisagens da cidade com um estilo próprio e único. No seu universo, a grande selva de concreto fica mais romântica, mais calma e muito mais bonita. Nada escapa ao seu olhar artístico: as ruas e os túneis, os carros e o trânsito, a arte e a até pichação nos muros são os protagonistas. A cada quadro, nosso olhar sobre o espaço se renova. Isso é consequência de uma inteligência visual aprimorada pela maneira como vê o mundo. Seu olhar encontra a beleza e a criatividade nos espaços mais díspares, dentro do princípio de que cada nova pintura é a forma de enfrentar e solucionar questões estéticas e sociais.”
Revista Circuito (Excerto)